Indicado para lubrificação e limpeza de peças de mão, em diferentes ângulos.
Lubrifica e limpa internamente até 3 peças de mão simultaneamente, 1 conexão intra e 2 borden ou midwest.
Acentuada economia em lubrificante, baixo consumo de energia e de ar comprimido.
Injeção profunda do lubrificante onde o spray tradicional não alcança.
Economia significativa de lubrificante e de mão de obra auxiliar.
Fim dos resíduos orgânicos nos componentes internos das peças de mão.
Aumento da vida útil dos rolamentos e engrenagens das peças de mão.
Praticidade na substituição de refil e facilidade de limpeza e manutenção.
Auxiliar eficiente na preparação das peças de mão para autoclavagem.
Coadjuvante indispensável nas Centrais de Materiais e Esterilização (CME).
Painel simples e versátil, fácil de operar e seguro para o usuário.
Equipamento produzido de acordo com as diretrizes da Norma ISO9168.
Alimentação de energia elétrica e ar comprimido isento de óleo.
Terminal INTRA com engrenagem rotativa que favorece limpeza e lubrificação de contra ângulos e peças cirúrgicas.
Terminais midwest para instrumentos de alta e baixa rotação, acompanhados de adaptadores borden.
Injeção de ar para remoção de excessos de lubrificante e limpeza, depois de completado o ciclo.
Lubrificação de peças de mão e limpeza interna de até 3 simultaneamente.
Seleção de velocidade em ciclos de lubrificação curto, longo e extralongo.
Rendimento e consumo: 1000ml de óleo mineral lubrificam até 1.500 peças de mão.
Filtro de ar comprimido com dreno manual na parte posterior.
Tampa frontal de acrílico com filtros de algodão.
Acessórios: cabo de força, frasco de lubrificante, funil de abastecimento, anéis de borracha, filtro de ar (atrás da Lub 909) e conexão de 3 vias.
Utilização:
1. Com a peça de mão de alta ou baixa rotação conectada no terminal do equipo, colocá-la dentro de um saco plástico, acionar o pedal durante cerca de 20 segundos para fazer uma pré-limpeza de condutos, rolamentos, engrenagens ou turbina e pinça. Este procedimento, além de minimizar a presença de contaminação por refluxo do spray dentro da peça de mão, também evita espalhar o aerossol no ambiente.
2. Com uma escova extra macia, embebida em detergente enzimático, proceder a rigorosa limpeza externa da peça de mão.
3. Nunca mergulhar a peça de mão em banhos líquidos e nem utilizar limpeza ultrassônica.
4. Estando a Lubrificadora LUB 909 Woson devidamente instalada e alimentada pela rede de ar comprimido e plugada na rede elétrica, abastecer ou completar o reservatório com óleo mineral, conforme marcas de nível no visor transparente.
5. Abrir a tampa e colocar espumas nos suportes para absorção do aerossol das pontas durante a lubrificação.
6. Remover a broca antes de acoplar a peça de mão nos terminais intra ou midwest (ou borden). No terminal intramatic conectar peças retas, contra ângulos ou pontas cirúrgicas intra. No midwest ou borden conectar o micromotor e os alta rotações.
7. Ligar a chave geral da Lubrificadora Lub 909.
8. Selecionar os terminais 1, 2 e 3, todos ou parcialmente. Pode-se lubrificar 1 peça ou até 3 simultaneamente.
9. Selecionar o tempo de lubrificação desejado. Ao selecionar o tempo, a limpeza interna via ar comprimido é automática.
10. Acionar 1 toque para selecionar S de “short”, lubrificação durante 25” e limpeza com ar comprimido durante 60”.
11. Acionar 2 toques para selecionar L de “long”, lubrificação durante 35” e limpeza com ar comprimido durante 80”.
12. Acionar 3 toques para selecionar E de “extralong”, lubrificação durante 45” e limpeza com ar comprimido durante 90”
13. Acionar 4 toques para desabilitar individualmente o terminal.
14. Fechar a tampa frontal, pressionar a tecla “start” e aguardar os tempos automáticos de lubrificação e limpeza.
15. Diferentes indicadores LED piscam durante o processo de acordo com os modos e conectores selecionados. Finalizada a lubrificação e limpeza, o LED irá permanecer aceso e um alarme sonoro será emitido.
16. Ao completar o ciclo de lubrificação e jato de ar, o LED volta a ficar aceso.
17. Se os instrumentos forem destinados para uso imediato, sem autoclavagem, pressionar o botão “Air” para o ar comprimido eliminar o excesso de óleo residual.
18. Se forem destinados à autoclavagem, não utilizar a função do botão “Air”.
19. Abrir a tampa e desconectar a peça de mão girando o acople no sentido horário.
20. Encaminhar os instrumentos lubrificados, com o excesso de lubrificante, para embalagem com papel grau cirúrgico e selagem, e acondicionamento na bandeja da autoclave para esterilização.
21. Retiradas da autoclave, as pontas estão prontas para armazenar ou colocar em uso.
22. Antes, porém, de as colocar em uso, acoplar no terminal do equipo, envolver a peça de mão em papel-toalha para impedir a dispersão do aerossol e sujeira no ambiente, acionar o pedal do equipo até tirar o excesso de lubrificante pós-esterilização, visualizado no papel- toalha.
23. Para manutenção da Lub 909, imediatamente depois do ciclo de lubrificação e limpeza, abrir sua tampa plástica e retirar seu filtro de algodão, passar um pano seco tipo Perfex, e substituir por um novo filtro.
24. Para substituir o anel de vedação tipo o’ring, retirá-lo manualmente e substituí-lo por outro novo recolocando este no mesmo sulco.
25. Quando necessário substituir o filtro de ar (atrás da Lub 909), retirar as mangueiras dos engates rápidos pressionando-os. Com o auxílio de uma chave de fenda, retirar os parafusos de fixação e remover o filtro. Para instalar o novo filtro, realizar os procedimentos anteriores na sequência reversa.
26. Para drenar o filtro de ar (atrás da Lub 909), pressionar o botão em sua parte inferior, até eliminar o condensado.
27. Quando lubrificar, limpar e esterilizar as peças de mão? Entre pacientes, para minimizar os riscos de contaminação cruzada.
28. A Lub 909 é um indispensável coadjuvante nos procedimentos para controle de infeção em consultórios, clínicas, laboratórios e hospitais.
Observações:
1. Sobre a importância da limpeza como parte dos procedimentos de biossegurança, a Resolução Colegiada da ANVISA, RDC 15, de março de 2012, dispõe sobre “requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde e dá outras providências.”. A ANVISA diz que a limpeza é “a remoção de sujidades orgânicas e inorgânicas, redução da carga microbiana presente nos produtos para saúde, utilizando água, detergentes, produtos e acessórios de limpeza, por meio de ação mecânica (manual ou automatizada), atuando em superfícies internas (lúmen) e externas, de forma a tornar o produto seguro para manuseio e preparado para desinfecção ou esterilização.” (Definições, XII, Capítulo I).
2. A LUB WOSON se enquadra entre os ‘acessórios de limpeza por meio de ação mecânica automatizada atuando em superfícies internas’.
3. Um instrumento pneumático de baixa rotação gira entre 3.000 e 25.000 RPM, com alto torque, resiste a forte pressão manual, tanto radial como axial, sobre uma superfície em desgaste.
4. Um instrumento de alta rotação gira até 380.000 RPM para promover cortes rápidos em suaves pinceladas da broca. Sofre acentuadamente efeitos da pressão manual, tanto radial como axial, exercida sobre uma superfície em desgaste, porém seu menor torque é compensado pela velocidade.
5. Logo, no meio odontológico, a concepção de um instrumento de baixa rotação – do ponto de vista do torque, da velocidade e da finalidade nos preparos cavitários – difere bastante da concepção de uma alta rotação.
6. Reduzir, durante o uso, o atrito nos componentes do baixa e alta rotação é indispensável para aumentar sua vida útil, preservar a precisão em procedimentos de preparos em geral, diminuir ruído e vibração com o fim de dar mais qualidade aos acabamentos.
7. Eis por que uma lubrificação correta faz grande diferença, quando associada a uma limpeza interna das peças de mão.
8. Outro aspecto relevante é a proteção que os lubrificantes minerais de baixa viscosidade promovem em rolamentos, pinças e engrenagens das peças de mão.
9. Submetidas as peças de mão, durante a autoclavagem, à ação de calor, pressão e umidade, se não estiverem devidamente limpas e bem lubrificadas, a sua vida útil e utilização serão certamente afetadas.
10. A limpeza mecânica manual – efetiva apenas externamente – e a lubrificação convencional por frascos com spray têm sua importância, cumprem seu limitado papel, mas não conseguem atuar nas entranhas e estruturas profundas das peças de mão.
11. A ação automática, mecânica e pneumática da LUB promove a limpeza profunda e eficiente no interior da peça de mão e melhora significativamente as condições para esterilização em autoclaves.
12. O lubrificante, quando aplicado via LUB, penetra nos micro poros do separador de esferas do rolamento. Também entre engrenagens e pinças. Com o auxílio do jato de ar comprimido, remove toda a matéria orgânica e inorgânica que o método convencional não consegue.
13. Um instrumento rotativo com fluidos orgânicos e inorgânicos em seu interior, mesmo estéreis, pode desprendê-los durante um procedimento e resultar em algum dano pós cirúrgico.
14. Durante o tempo de armazenamento, tais fluidos voltam a recontaminar e comprometer a esterilidade dos instrumentos rotativos. Também, uma vez solidificados pela secagem da autoclave, contribuem para a quebra dos instrumentos e decorrentes custos de conserto e manutenção.
15. Há um princípio de que “material com sujidades não é material esterilizável”. Para esterilização efetiva, conforme ANVISA, é mandatório limpar, limpar e limpar. Acrescentamos: é mandatório limpar-e-lubrificar, limpar-e-lubrificar, limpar-e-lubrificar!
16. Lubrificar profundamente tem relação com a vida útil do instrumento, precisão, redução de vibração e ruído, com o conforto do usuário e paciente.
17. Limpar profundamente tem relação direta com controle de infecção e prática biossegura conforme os procedimentos operacionais padrão (POP) da ANVISA.
18. O investimento no Sistema Automático de Lubrificação e Limpeza LUB WOSON é de alto retorno em economia de lubrificante, tempo e mão de obra, em limpeza e assepsia do ambiente de clínico, em conservação e qualidade de uso dos instrumentos rotativos, em controle de infecção e biossegurança geral, e, por fim, em satisfação dos profissionais e dos pacientes.
19. Por isso, asseguramos que a LUB WOSON é um efetivo coadjuvante no controle de infecção e na biossegurança dentro dos ambientes de tratamento da saúde.